quinta-feira, 13 de março de 2014


1. APRESENTAÇÃO GRÁFICA
A NBR 14724 dispõe que o projeto gráfico da monografia é de responsabilidade do autor do trabalho, mas apresenta algumas regras quanto ao seu formato.

1.1 FORMATAÇÃO DO PAPEL E DA FONTE
Os textos devem ser apresentados em papel branco ou reciclado, formato A4 (21 cm x 29,7 cm), em cor preta ou automática, podendo-se utilizar outras cores somente nos textos das ilustrações. A fonte utilizada deve ser Arial ou Times New Roman. Os elementos textuais e pós-textuais podem ser impressos no verso e anverso das folhas.


Descrição
Formatação
Capa
Fonte 12. Texto centralizado.
Folha de rosto
Fonte 12. Texto centralizado. Nota alinhada do meio da mancha para a margem direita.
Folha de aprovação
Fonte 12. Texto centralizado.
Dedicatória
Fonte 12. Espaço simples. Alinhado do meio da mancha para a margem direita, junto à margem inferior da folha.
Agradecimentos
Fonte 12. Espaço simples. Alinhado do meio da mancha para a margem direita, junto à margem inferior da folha.
Epígrafe
Fonte 12. Espaço simples. Alinhado do meio da mancha para a margem direita, junto à margem inferior da folha.
Resumo
Fonte 12. Espaço simples. Parágrafo único justificado. Título centralizado, não numerado.
Lista de ilustrações e tabelas
Fonte 12. Espaço 1,5 linha. Título centralizado, não numerado.
Lista de abreviaturas, siglas E símbolos
Fonte 12. Espaço 1,5 linha. Título centralizado, não numerado.
Sumário
Fonte 12. Espaço 1,5 linha. Título centralizado, não numerado.
Corpo do texto
Fonte 12. Espaço 1,5 linha. Espaçamento entre parágrafos simples ou 1,5 linha.
Títulos de capítulos
Fonte 12. Alinhados à esquerda. Numerados a partir da introdução até a conclusão. Indicativo numérico separado do texto por um espaço de caractere.
Citações curtas (até três linhas)
Fonte 12. Inseridas no parágrafo. Citação direta entre aspas, citação indireta sem aspas.
Citações longas (mais de três
linhas)
Fonte 10. Recuo 4 cm. Espaço simples. Sem aspas.
Legenda e fonte das ilustrações
Fonte 10. Legenda na parte superior; identificação da fonte na parte inferior.
Legenda e fonte das tabelas
Fonte 10. Legenda na parte superior; identificação da fonte na parte inferior.
Notas de rodapé
Fonte 10. Espaço simples. Alinhadas somente à esquerda.
Referências
Fonte 12. Espaço simples. Separadas por 1 espaço simples entre elas. Alinhadas somente à esquerda. Título centralizado, não numerado.
Apêndice/Anexo
Fonte 12. Identificados por letras. Título centralizado.



1.2 MARGENS
As folhas devem apresentar margem esquerda e superior 3 cm, direita e inferior 2 cm. Trabalhos a serem encadernados em capa dura deverão prever 1 cm de medianiz.
O espaço de digitação criado a partir da formatação das margens é denominado “mancha”.
 

2. ESTRUTURA DO TRABALHO CIENTÍFICO
A NBR 14724 especifica os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos. O quadro abaixo apresenta os elementos de uma monografia:
 

Estrutura
Elemento
Caráter
Pré-textuais
Capa
Folha de rosto
Ficha catalográfica
Errata
Folha de aprovação
Dedicatória(s)
Agradecimento(s)
Epígrafe
Resumo na língua vernácula
Resumo em língua estrangeira
Lista de ilustrações
Lista de tabelas
Lista de abreviaturas e siglas
Lista de símbolos
Sumário
Obrigatório
Obrigatório
Opcional
Opcional
Opcional
Opcional
Opcional
Opcional
Obrigatório
Opcional
Opcional
Opcional
Opcional
Opcional
Obrigatório
Textuais
Introdução
Desenvolvimento
Conclusão
Obrigatório
Obrigatório
Obrigatório
Pós-textuais
Referências
Glossário
Apêndice(s)
Anexo(s)
Índice(s)
Obrigatório
Opcional
Opcional
Opcional
Opcional



2.1 ELEMENTOS PRÉ-TEXTUAIS
Elementos pré-textuais são aqueles que antecedem o texto. Contêm informações que permitem a identificação do trabalho, não devendo constar no sumário (uma vez que aparecem antes deste) nem receber indicativo de seção (i.e. não são numerados). Quando couber título, este deverá ser centralizado no topo da folha, respeitando a margem superior de 3 cm, ou seja, deverá ser inserido na parte superior da mancha.


2.1.1 Capa ABNT
A capa a qual se refere a NBR 14724 deve ser impressa em papel A4, sendo parte integrante do trabalho. Nela devem estar impressos:
a) logo da Instituição3;
b) nome do autor;
c) título da monografia;
d) local da Instituição (cidade);
e) ano da entrega.



2.1.2 Folha de rosto
A folha de rosto é um elemento de identificação obrigatório. Deve conter os seguintes elementos essenciais, impressos em uma única face do papel:
a) nome do autor;
b) título da monografia;
c) natureza (monografia) e objetivo (grau pretendido); nome da instituição a que é submetido; área de concentração;
d) nome do professor que orientou o trabalho, com sua respectiva titulação;
e) local da Instituição (cidade);
f) ano da entrega.
 

2.1.3 Dedicatória, agradecimentos e epígrafe
Não são elementos obrigatórios, mas podem ser usados pelo autor caso haja o desejo de dedicar o trabalho a alguém, fazer algum agradecimento a pessoas que contribuíram de maneira relevante com o trabalho ou adicionar alguma epígrafe antes do início do trabalho.
A epígrafe demonstra erudição do autor, devendo haver ligação entre o pensamento e o conteúdo de sua obra. (NEGRA; NEGRA, 2004, p.77). Deverá obedecer à NBR 10520, formato autor-data.

2.1.4 Resumo na língua vernácula
Monografias deverão utilizar resumos do tipo “informativo”, conforme a NBR 6028. Este tipo de resumo fornece informações suficientes para que o leitor possa decidir sobre a conveniência da leitura do texto.
O resumo deve expor as finalidades, a metodologia, os resultados e as conclusões. A mesma norma recomenda que para monografias o resumo tenha extensão de 150 a 500 palavras.. A NBR 6028 recomenda a utilização de parágrafo único sem recuo e justificado. Dependendo do tamanho do resumo, recomenda-se usar o espaçamento simples entrelinhas com o objetivo de manter todo o texto em uma única página.
Deve-se utilizar o verbo na voz ativa e na terceira pessoa do singular. Resumos não devem conter citações. No final do resumo, separado por um espaço de 1,5 linha em branco, devem constar as palavras-chave representativas do conteúdo do trabalho, separadas entre si por um ponto. Sugere-se o número mínimo de três e o máximo de cinco palavras, retiradas preferencialmente do título ou do resumo. Ao escolher as palavras-chave, lembre-se que elas são fundamentais na indexação e, portanto, na recuperação do trabalho nas bibliotecas.

2.1.11 Lista de tabelas
A lista de tabelas deve ser elaborada de acordo com a ordem em que aparece no texto, com cada item designado por seu nome específico, seguido do respectivo número da página. A lista de tabelas torna-se elemento obrigatório quando o trabalho apresentar número considerável de tabelas (mais de três).

2.1.12 Lista de abreviaturas e siglas
Consiste na relação alfabética das abreviaturas e siglas usadas no texto, seguidas das palavras ou expressões correspondentes, por extenso. A lista de abreviaturas e siglas torna-se elemento obrigatório quando o trabalho apresentar número considerável de siglas ou abreviaturas (mais de três).

2.1.13 Lista de símbolos
A lista de símbolos deve ser elaborada de acordo com a ordem em que aparece no texto, com o devido significado. Torna-se elemento obrigatório quando o trabalho apresentar número considerável de símbolos (mais de três).

2.1.14 Sumário
O sumário consiste na enumeração das divisões e subdivisões de um trabalho, apresentada na mesma ordem e grafia em que os temas sucedem-se (NBR 6027). Não se deve confundir sumário com índice, pois o índice é a lista de entradas ordenadas seguindo determinado critério (NBR 6034), normalmente alfabético4.
4 Segundo o prof. Antônio Houaiss, "índices, stricto sensu, são sempre alfabéticos, enquanto as tábuas [sumário] só serão por acaso, porque o princípio que as informa é o da estruturação orgânica da obra". HOUAISS, A. Elementos de bibliologia. Rio de Janeiro: INL, 1967. p.xvii.
Para hierarquização do trabalho e, portanto, do sumário, deve-se utilizar numeração progressiva, de acordo com a NBR 6024, limitando-se a, no máximo, seções quinárias. Os títulos das seções são destacados gradativamente, usando-se racionalmente os recursos de caixa-alta/baixa, negrito, itálico ou sublinhado.
A mesma estrutura de seções e subseções apresentada no decorrer do trabalho deverá estar contemplada no sumário, que deverá apresentar-se, preferencialmente, em uma única página.
Os elementos pré-textuais não devem constar no sumário. Já os elementos pós-textuais devem constar no sumário.
Dica Word (versão 2010) – Sugere-se a formatação do sumário através da utilização do recurso “Estilos” para os títulos das seções e, após, a ferramenta “Referências” > “Sumário”.
Dica Word (versão 2010) 2 – Caso não utilize a criação de estilos, o Sumário pode ser inserido criando-se uma tabela. “Inserir” > “Tabela” > criar duas colunas e o número necessário de linhas >, utilizar a régua para ajustar as colunas de forma que a coluna da direita (onde vão as páginas) fique bem menor que a da esquerda (onde vão os títulos) >, digitar 43

os títulos e as páginas correspondentes dentro das colunas e linhas (cada seção em uma linha da tabela) >, após cada título, dê um espaço e insira o pontilhado até o limite final da coluna, encostando na coluna da página > no final, para que as linhas da tabela não apareçam, clique com o botão direito sobre ela e acesse “Bordas e sombreamento” > “Bordas” >marque “Nenhuma” borda.




2.2 ELEMENTOS TEXTUAIS
São considerados elementos textuais pela NBR 14724 a introdução, o desenvolvimento e a conclusão. As seções relativas aos elementos textuais deverão ser numeradas, sendo a introdução a primeira da numeração progressiva que guiará o restante do trabalho.

2.2.1 Introdução
A introdução é a parte inicial do trabalho, é o momento de apresentar resumidamente os temas abordados ao longo do texto. Sugere-se que a introdução ocupe em torno de 1/5 do texto e que apresente os objetivos do trabalho e as razões de sua elaboração, bem como a relação com outros trabalhos existentes.
O texto da introdução não deve repetir ou parafrasear o resumo nem antecipar as conclusões, mas pode apresentar a natureza do trabalho, a justificativa, os objetivos, o tema proposto e outros elementos para situar o trabalho.

2.2.2 Desenvolvimento

O desenvolvimento compreende a revisão da literatura, a metodologia e a exposição da pesquisa.
A revisão de literatura apresenta a evolução do tema, com ideias de diferentes autores sobre o assunto. Deve conter citações textuais ou livres, com indicação dos autores, conforme norma NBR 10520. Os procedimentos metodológicos empregados para o levantamento de dados e sua análise devem estar claramente apresentados. Os argumentos para a exposição da pesquisa devem ser adequados, apresentando prova matemática, exemplos, equações, análises estatísticas, padrões/tendências observadas, opiniões e ideias, além da relação de números coletados e tabelados.
É importante que apresente comparações com resultados obtidos por outros pesquisadores, caso existam, bem como sugestão de aplicações para o trabalho.

2.2.3 Conclusão
É o espaço destinado à discussão dos resultados obtidos na pesquisa, onde se verificam as observações pessoais do autor. Poderá também apresentar sugestões de novas linhas de estudo. A conclusão será o somatório de uma expressão inicial mais a reafirmação do tópico que originou a pesquisa, seguido de uma observação final.
O caráter de fechamento da conclusão deve ficar evidente na clareza e força de argumentos do autor. Portanto, é desnecessário e pouco elegante escrever “Concluindo que...”, “em conclusão...”.

Exemplos de expressões iniciais a serem usadas numa conclusão:
Dessa forma...
Sendo assim...
Em vista dos argumentos apresentados...
Em virtude do que foi mencionado...
Assim...
Levando-se em conta o que foi observado...
Por todas essas ideias apresentadas...
Tendo em vista os aspectos observados...
Por tudo isso...
Dado o exposto...

2.3 ELEMENTOS PÓS-TEXTUAIS
Os elementos pós-textuais complementam o trabalho sem, contudo, integrá-los. Os títulos dos elementos pós-textuais não são numerados, devem ser escritos em letras maiúsculas, fonte tamanho 12, negritados e centralizados, devendo aparecer no Sumário.
2.3.1 Glossário

Consiste numa relação de palavras de uso restrito empregadas no texto, em ordem alfabética, acompanhadas das respectivas definições. Tem como objetivo esclarecer ao leitor sobre o significado de termos ou expressões poucos usuais ou de sentido controverso.

2.3.2 Referências
Denomina-se “Referências” o conjunto de elementos que identificam as obras citadas no texto. Toda obra citada deverá ser referenciada, assim como toda obra referenciada deverá ter sido citada no texto. A NBR 6023 orienta a confecção desta lista.
Devido à importância deste elemento na confecção do trabalho, dedicamos a ele todo o capítulo 7 onde se apresenta detalhadamente as possibilidades de elaboração das referências para cada tipo de obra.


2.3.3 Apêndices
O apêndice é um elemento opcional. Devem constar em apêndice documentos complementares e/ou comprobatórios do trabalho, elaborados pelo próprio autor. Esses devem trazer informações esclarecedoras que não se incluam no texto para não prejudicar a sequência lógica da leitura. Os apêndices são identificados por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos.

2.3.4 Anexos
Os anexos representam a documentação suplementar abonadora do texto, não elaborada pelo autor. São identificados através de letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelos respectivos títulos.

Descrição
Formatação
Capa padrão 
Fonte 12. Margem superior 11 cm e esquerda 5 cm.
Capa
Fonte 12. Texto centralizado.
Folha de rosto
Fonte 12. Texto centralizado. Nota alinhada do meio da mancha para a margem direita.
Folha de aprovação
Fonte 12. Texto centralizado.
Dedicatória
Fonte 12. Espaço simples. Alinhado do meio da mancha para a margem direita, junto à margem inferior da folha.
Agradecimentos
Fonte 12. Espaço simples. Alinhado do meio da mancha para a margem direita, junto à margem inferior da folha.
Epígrafe
Fonte 12. Espaço simples. Alinhado do meio da mancha para a margem direita, junto à margem inferior da folha.
Resumo
Fonte 12. Espaço simples. Parágrafo único justifi-cado. Título centralizado, não numerado.
Lista de ilustrações e tabelas
Fonte 12. Espaço 1,5 linha. Título centralizado, não numerado.
Lista de abreviaturas, siglas E símbolos
Fonte 12. Espaço 1,5 linha. Título centralizado, não numerado.
Sumário
Fonte 12. Espaço 1,5 linha. Título centralizado, não numerado.
Corpo do texto
Fonte 12. Espaço 1,5 linha. Espaçamento entre parágrafos simples ou 1,5 linha.
Títulos de capítulos
Fonte 12. Alinhados à esquerda. Numerados a partir da introdução até a conclusão. Indicativo numérico separado do texto por um espaço de caractere.
Citações curtas (até três linhas)
Fonte 12. Inseridas no parágrafo. Citação direta entre aspas, citação indireta sem aspas.
Citações longas (mais de três
linhas)
Fonte 10. Recuo 4 cm. Espaço simples. Sem aspas.
Legenda e fonte das ilustra-ções
Fonte 10. Legenda na parte superior; identificação da fonte na parte inferior.
Legenda e fonte das tabelas
Fonte 10. Legenda na parte superior; identificação da fonte na parte inferior.
Notas de rodapé
Fonte 10. Espaço simples. Alinhadas somente à esquerda.
Referências
Fonte 12. Espaço simples. Separadas por 1 espaço simples entre elas. Alinhadas somente à esquerda. Título centralizado, não numerado.
Apêndice/Anexo
Fonte 12. Identificados por letras. Título centralizado.


 

As normas da ABNT para trabalhos escolares podem seguir a seguinte sequência. 
1 – Capa
2 – Folha de Rosto
3 – Sumario
4 – Introdução
5 – Desenvolvimento
6 – Conclusão ou Considerações Finais
7 – Referencias
8 – Contra Capa 
Margens
Esquerda – 3 cm
Superior – 3 cm
Direita – 2 cm
Inferior – 2 cm 
Papel
Para trabalhos digitados deve-se utilizar papel A4 (21cm x 29,7cm) e para trabalhos
manuscritos papel almaço.  
Espaçamento entre linhas
Para trabalhos nas normas da ABNT deve-se utilizar espaçamento 1,5 entre linhas. 


Fonte: 
Deve-se utilizar fonte Arial 12 ou Times New Roman 12 em todo o trabalho, exceto para
citações em parágrafo especial e notas de rodapé.
Citações: Fonte Times New Roman ou Arial 11.
Notas de Rodapé: Fonte Times New Roman ou Arial 10. 
 
Parágrafo
O Parágrafo deve ser recuado 1,25 cm da margem esquerda. 
Citações: 4cm da margem esquerda.  
 
Capa 
Deve ser de papel consistente ou simples, sem ilustração ou “embelezamento", composta de:
a) Cabeçalho: nome da Instituição responsável, com subordinação até o nível do professor. Deve ser centralizado à margem superior, com letras maiúsculas, tamanho 12, espaçamento
entre linhas simples;
b) Nome do aluno/série: abaixo do nome da instituição 5 cm, centralizado, letras maiúsculas, tamanho12;
c) Título do trabalho: no centro da folha, centralizado, tamanho 12;
d) Local e ano: centralizado na borda inferior e as primeiras letras maiúsculas, tamanho 12.                


Folha de rosto

A Folha de Rosto apresenta os mesmos elementos gráficos apresentados na capa, apenas acrescenta-se a 3 cm abaixo do titulo a justificativa do trabalho. A justificativa deve ser alinhada à margem direita a partir do meio da página. Utiliza-se fonte Times New Roman ou Arial 12 em letras minúsculas.